Brincadeiras para animar a festa do seu filho

Não basta ter bolo e brigadeiro. Aniversário de criança também tem que ter muita brincadeira. Além de entreter a criançada de todas as idades, as atividades deixam a comemoração ainda mais completa. Confira algumas brincadeiras para divertir os pequenos na hora da festa.

1 – Telefone sem fio Em grupo, o primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou.

2 – Gato Mia A criança escolhida para ser o pegador precisa sair do espaço para os outros se esconderem. Quando voltar, no escuro, deve começar a procurar os amigos. Para ajudar na busca, ele pode perguntar onde estão os “gatinhos” escondidos. Toda vez que o pegador encontrar um, deve dizer: “gato, mia”. Quem for pego mia, disfarçando a voz para o outro adivinhar quem é. Se acertar, o “gato” passa a ser o novo pegador. Se não, o jogo recomeça com o mesmo pegador.

3 – Vivo ou morto Um participante fica em pé, de frente para o grupo. Ele dá dois comandos: “vivo” – e todos têm de ficar em pé – ou “morto” – quando todos agacham. A diversão fica por conta de quem se atrapalha, erra o comando e sai do jogo. O único participante que sobrar será o vencedor.

4 – Estátua Você coloca uma música e as crianças começam a dançar. Quando abaixar o som e gritar “estátua”, todos devem ficar parados. Quem se mexer por último ganha o jogo.

5 – Detetive Separe um papel para cada jogador e escreva: “detetive”, “assassino” e, nos restantes, “vítima”. Dobre e misture. Cada pessoa pega um. Forme uma roda para que todos fiquem se entreolhando. O assassino mata a vítima piscando para ela. Quando o jogador recebe a piscadela tem que dizer: “Morri”. O papel do detetive é flagrar o assassino bem na hora em que ele pisca. Quando descobre, ele grita: “Está preso”. O jogo acaba quando o assassino é revelado e aí é só recomeçar.

6 – Rabo de burro Desenhe um burrinho e cole na parede. O rabo, feito de feltro (ou de papel) e com um pedaço de fita adesiva dupla face na ponta, fica separado. Com os olhos vendados, cada criança vai ter de acertar o lugar do rabo. Vence quem pregá-lo mais próximo.

7 – Passa anel Todos juntam as mãos, palma com palma. O passador da vez vai ‘cortando’ as mãos dos outros até deixar, discretamente, o anel em uma delas. Então, pergunta a um dos jogadores com quem está o anel. Se o jogador acertar, é o próximo passador.

8 – Pintura Atividade que todas as crianças adoram fazer. Bastam algumas folhas de papel, pincéis e tintas coloridas. Deixe as crianças criarem à vontade. Você pode comprar telas próprias para pintura, usar papel kraft, tecido ou ainda uma folha de papel canson. A tinta mais apropriada para crianças é o guache ou a tinta para pintura a dedo, ambas diluídas em um pouco de água. Elas são atóxicas e mais fáceis de sair na hora do banho.

9 – Dança das cadeiras Separe uma cadeira a menos do que o número de participantes. Faça uma roda com os assentos virados para fora. Coloque a música e peça para as crianças dançarem ao redor delas. Quando a música parar, elas devem se sentar. Quem não conseguir sai do jogo e leva uma cadeira consigo. Assim continua até que sobre apenas um participante: o vencedor.

10 – Cabo de guerra Basta uma corda e algumas crianças. Pronto. Já dá para brincar de cabo de guerra. Aí é puxar para lá e para cá. Vence o lado mais forte.

SAC

Utilize os campos abaixo para enviar uma mensagem pra gente. Em breve, faremos contato com você.

Trabalhe conosco

Preencha os campos abaixo, e nos envie seu currículo para anexarmos ao nossa banco de candidatos.